quarta-feira, 4 de abril de 2012

Santificação: Um processo

A santificação começa imediatamente após a regeneração (presente de Deus de uma vida espiritual nova) e aumenta durante a vida toda.

Na regeneração os salvos são livres da culpa do pecado (Rm.6.18) e assim, precisam se considerar “mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus”, pois o pecado não terá domínio sobre eles (Rm.6.11,14). Esse rompimento inicial do poder do pecado significa que os cristão já não são governados ou dominados pelo pecado e já não amam o pecado. Porém nunca estaremos livres do pecado nesta vida (I Jo.18,10; Ec.7.20; Lc.11.4)

Quando o cristão verdadeiro morre e parte para estar com o Senhor (II Co.5.8) a sua santificação está completa porque a sua alma está livre da presença do pecado e totalmente aperfeiçoada (AP.21.27). Ainda assim, em se tratando o homem completo – corpo e espírito – a sua santificação só será completa por ocasião da volta de Cristo, quando receberemos um corpo semelhante ao dele (Fp.3.21; I Jo 3.,2) que podemos chamar de santificação fina ou glorificação.

Como a santificação é um processo, nós somos transformados dia após dia, para sermos conforme a imagem de Cristo (II Co.3.18) e prosseguimos para o alvo (Fp.3.13,14).

Os cristãos nunca devem desistir da luta contra o pecado, pois devem se apegar as promessas de Deus, pois afinal são vitoriosos (Rm.6.14).

Santificação é, principalmente, obra de Deus (I Ts.5.23; Hb13.20,21). Deus capacita os seus filhos por meio do poder do Espírito, o qual age em nós para nos mudar e santificar, dando-nos maior santidade de vida (I Pe.1.2; II Ts.2.13). é o Espírito Santo que produz em nós o ‘fruto do espírito’ (Gl.5.22,23), aquelas virtudes de caráter que são parte de uma santidade cada vez maior. À medida que crescemos em santificação andamos e somos guiados ‘pelo Espírito’ (Gl.5.16,18; Rm.8.14), isto é, somos cada vez mais sensíveis aos desejos e estímulos do Espírito Santos em nossa vida e caráter. 


Por: Pr. Cláudio Antônio

0 comentários :

Postar um comentário