domingo, 12 de agosto de 2012

OS PAIS AMAM

Ultimamente temos recebido notícias ruins sobre pais que maltratam seus filhos e até de uns que chegam a matá-los. De outros, temos sabido que induzem seus filhos ao uso de drogas ou deles abusam sexualmente. Porém, isto não quebra nossa confiança nos pais, pois sabemos que essas notícias são uma exceção. A imensa maioria dos pais ama os filhos e jamais faz mal a eles.

Os pais amam seus filhos porque cuidam deles. Diariamente se lançam numa verdadeira batalha para trabalhar e trazer para casa os recursos necessários para abrigar, alimentar, vestir, calçar, pagar as despesas com educação, saúde, lazer; e ainda com os presentes de aniversário, de Natal, etc. Filhos agradecidos reconhecem a luta de seus pais para sustentá-los. 

Os pais amam seus filhos porque os ensinam a viver. Este é um tipo de ensino que não está disponível na escola. Ao longo da sua caminhada os pais tiveram vitórias e derrotas, sucessos e fracassos, e procuram passar a seus filhos as lições que tiraram dessas experiências. Filhos sábios percebem quanta sabedoria há nesses ensinos e os aproveitam.

Os pais amam seus filhos porque os disciplinam. Eles sabem que é necessário corrigir, orientar e punir, quando necessário, os filhos, pois infelizmente a natureza humana é propensa ao erro e as oportunidades para fazer o mal parecem se multiplicar a cada dia. E pais que amam de verdade, desejam ver seus filhos no caminho do bem. Os bons filhos reconhecem que seus pais têm o direito de discipliná-los e aceitam a disciplina.   

Os pais amam seus filhos porque os perdoam. E na maioria das vezes perdoam de antemão, antes mesmo que seus filhos reconheçam seus erros e se desculpem. Uma das grandezas da paternidade é saber relevar, saber desculpar, saber entender e ajudar os filhos a consertar o que está errado ou aquilo em que falta sabedoria. Filhos humildes e conscientes reconhecem a compreensão e a paciência dos pais, e evitam abusar deles.

A Palavra de Deus ordena: “Honra teu pai e tua mãe - este é o primeiro mandamento com promessa - para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra.” (Ef.6:2,3). Honrar o pai é reconhecer o quanto ele tem lutado, é valorizar seu ensino e seu exemplo, é deixar-se aperfeiçoar por sua disciplina, é ser grato pela sua paciência. Mas é, também, agradecer a Deus por sua vida, e prestar-lhe a homenagem devida enquanto ele pode ouvi-la e presenciá-la.           

Pr. Sylvio Macri

0 comentários :

Postar um comentário